top of page

Dica de leitura

  • Luana Cristina Boldt
  • 9 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

Dica do dia:

Não sou muito fã dos livros do Augusto Cury, mas este vale a pena ser lido e relido. Augusto Cury atua como psiquiatra, pesquisador e escritor, também é conhecido pelas palestras que faz em diversas cidades. O livro que quero destacar se chama O futuro da Humanidade,tem apenas 256 páginas, uma leitura fácil e gostosa.

O protagonista do livro se chama Marco Polo, um estudante de medicina que ao se deparar com os corpos estendidos no laboratório de anatomia, fica indignado com a falta de sensibilidade dos professores perante os corpos. Marco polo diante da indiferença dos professores decide pesquisar a história de pelo menos um cadáver pois acreditava que existia uma belíssima história por detrás daquele corpo.

Nessa jornada, Marco Polo se aproxima de Falcão um mendigo que ficava na praça central, ao conhece-lo melhor percebe que havia sido um homem muito inteligente, um professor de filosofia. Marco Polo percebeu que as circunstancias da vida fizeram com que Falcão se tornasse um homem depressivo. Ao retornar a universidade Falcão reconhece o cadáver e explica que aquele foi um renomado cirurgião e reitor daquela universidade. Os professores ficam surpresos e junto com os alunos decidem fazer uma homenagem.

Marco Polo auxiliou Falcão a reencontrar seu filho, que não via a 20 anos, também sua ex-esposa, e assim retomar sua vida e cicatrizar suas feridas. O estudante de medicina decidiu se especializar em psiquiatria justamente pela fascinação pela mente humana e suas singularidades. Ele foi muito criticado pela sua forma de tratar os psicóticos, pois diferente dos outros profissionais, fazia uso de música e outros instrumentos para conseguir uma melhora no tratamento destas pessoas. Marco Polo criticava o uso da medicação e por esse motivo sofreu grandes problemas.

O final dessa história você vai ter que conferir, este é um livro cativante, com frases que produzem ótimas reflexões para o nosso dia a dia.

“Quem vende sua liberdade nunca foi digno dela”.

“Antidepressivos tratam da dor da depressão, mas não curam o sentimento de culpa e nem tratam a angústia da solidão..."

"No mundo há mistérios, no corpo há enigmas, mas no espírito e na mente humana se escondem os maiores segredos do universo."

 
 
 

Comentários


Procure por Tags

© 2015 Enternecer. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page